NOVO UTILIZADOR
EDITAR DADOS
RECUPERAR PASSWORD
 
 
 

Edição nº 100
 
 
Maio 2011
 
Celebramos a 100ª edição!

Edição Impressa
Histórico

Artigos Completos

 

 

 
Enviar este Artigo
DENON DJ
Novo controlador e misturador MIDI DN-MC6000 da Denon DJ
 
A Denon DJ acaba de lançar no mercado o DN-MC6000, o seu mais ambicioso controlador MIDI para DJ, que é na prática um completo misturador e controlador com quatro decks e quatro canais de mistura, com placa de som USB integrada e processador de efeitos para microfone. Um sistema ambicioso com a capacidade de controlar qualquer software de DJ, nomeadamente o Traktor da Native Instruments.
 
27.08.2010
 

A Denon DJ acaba de anunciar uma nova solução topo de gama para DJ, levando mais longe o cada vez mais popular conceito de controlador e misturador integrados para controlo de aplicações de digital Djing. O novo DN-MC6000 é um completo misturador digital para DJ de quatro canais com oito fontes áudio comutáveis que duplica funcionalidades como controlador MIDI e interface USB, num chassis fino de aço com elevada qualidade de construção e de áudio. Com uma série impressionante de funcionalidades, nomeadamente operação de matriz de canais em tempo real, o DN-MC6000 posiciona-se assim como um dos controladores topo de gama da Denon DJ e um dos mais completos no género entre os existentes no mercado.
Em termos de interface de áudio digital, o DN-MC6000 suporta dois envios e dois retornos do computador (Windows ou Mac OS), criando assim uma solução perfeita para acomodar qualquer tipo de configuração digital Djing com o software da nossa preferência. A Denon DJ fornece este equipamento com o software Atomix Virtual DJ LE, nos Estados Unidos e Canadá, e com o Traktor LE da Native Instruments, para a Europa e Ásia, embora o DN-MC6000 seja mapeável e compatível com qualquer outro programa.
Uma inovação importante deste controlador, em comparação com outros sistemas semelhantes que já conhecemos no mercado, é que o DN-MC6000 inclui um crossfader para mistura de vídeo com áudio, uma função cada vez mais importante na maioria dos clubes e sistemas móveis para DJ.
Outra característica inovadora é que, cada um dos lados do controlador, é capaz de controlar até dois decks (reais ou virtuais) com um esquema de cores a fornecer-nos um indicador claro e intuitivo da máquina que estamos a controlar. Igualmente interessante é o facto de o DN-MC6000 ser um controlador MIDI implementado sobre uma mesa de mistura digital real (e não o oposto), permitindo processar livremente equipamentos externos sem termos que passar pelo computador e servindo num clube como um misturador dedicado, mesmo para quem não usa ainda software e prefere fontes convencionais de pratos ou leitores de CD.
Em termos de ligações, temos entradas com ganho seleccionável PFL e grandes medidores de programa; um sistema de Cue independente para todos os quatro canais; função Split Cue com potenciómetro panorâmico Cue/Master; faders de 45 mm nos canais e crossfaders; comutador independente de canal A-B Thru (crossfader); ajuste da acção do crossfaders, comutador de saída master em estéreo e mono; e finalmente um seleccionador completo de monitorização para fontes ou cabina, com controlo de nível.
O sistema pode ser mesmo instalado num bastidor de 19” para maior robustez e tem potenciómetros e faders robustos e de alta qualidade, juntamente com duas rodas de controlo. Estas rodas, ou jog wheels, são codificadores sensíveis ao toque de 105mm de nova tecnologia e de alta resolução que visam conferir um grau de controlo completamente novo, sobretudo quando utilizadas em conjunto com o novo pitch slider de 100 mm com resolução 14-bit e as famosas teclas “pitch bend” que são já imagem de marca da Denon. A superfície pode ser mesmo configurada alternadamente para dois modos de controlo, em estilo prato de vinil ou em modo Pitch Bend Jog.
Outro dos controlos é uma função de lock para as funções pitch/fader/volume permitindo assim reter o último valor de áudio e posição, até que se atinja novamente um ponto “Null” estabelecido. É também um sistema que facilita a orientação do utilizador, com teclas de navegação rápidas para pesquisar temas nas fontes externas e/ou computador, com roda de dados e um anel iluminado que simplificam toda a consulta de grandes colecções de temas.
O sistema inclui ainda um amplificador de auscultadores de alta qualidade, circuitos de equalização independentes de equalização com 3 bandas configuráveis e funções “Kill” para cada uma, assim como várias teclas programáveis para armazenarmos os nossos parâmetros preferidos e oito (4+4) teclas de cue/sampler com dupla tecla de selecção de bancos de som associadas.
Na superfície deste DN-MC6000 temos ainda funções de Auto loop com Beat Jump (loop cut), teclas de loop in/out manuais, grandes botões Cue e Play para os decks, controlos dedicados de efeitos MIDI (EFX com controlos de parâmetros) e uma tecla de shift que nos permite aceder a controlos directos de funções de mistura, vídeo, modos scratch, sampler, etc.
Todas as teclas são iluminadas por LED, orientando-nos sobre as funções que temos activas e os modos de controlo dos diversos decks, sendo extremamente útil o facto de termos um tecla de “Sync” que nos permite ajustar rapidamente as batidas entre dois temas, independentemente da fonte que estamos a controlar.
As ligações de áudio são o que seria de esperar de um equipamento de DJ profissional, incluindo duas entradas para pratos em RCA/Phono, entradas XLR combo TRS para microfone e linha, duas entradas auxiliares em RCA, com saídas balanceadas e não-balanceadas, nomeadamente saídas de gravação. Permitindo alternar livremente entre a utilização a mistura destas fontes áudio externas e o computador, o DN-MC6000 possui também um comutador de encaminhamento específico para o áudio do interface USB.
Muito importante nos dias que correm, a Denon DJ redesenhou a fonte de alimentação integrada e certificou o DN-MC6000 em termos de eficiência energética, implementando nomeadamente um modo ECO de baixo consumo para quando o equipamento se encontra em modo standby.
O novo Denon DJ DN-MC6000 irá estar no mercado provavelmente lá para Outubro de 2010 e tem um preço projectado na ordem dos 950 dólares.
www.denondj.com
Distribuição: www.electrosound.pt

João Martins


Compartilhe:
| Mais
   
  O novo Denon DJ DN-MC6000 é um controlador MIDI completo que parte de uma mesa de mistura digital de alta qualidade, permitindo controlar até quatro decks em quatro canais de mistura, a partir de 8 fontes seleccionáveis
  O novo Denon DJ DN-MC6000 é um controlador MIDI completo que parte de uma mesa de mistura digital de alta qualidade, permitindo controlar até quatro decks em quatro canais de mistura, a partir de 8 fontes seleccionáveis
   
 
+ Tecnologia DJ
 
 
Twitch DJ da Novation. Um novo controlador com jeitinho...
 
Numark Mixdeck Quad, um sistema completo de mistura, também com suporte iOS
 
Nova geração Traktor da Native Instruments já disponível
 
Novo controlador e processador dinâmico Kaoss Pad Quad
 
Liine anuncia Kapture Pad para iPhone e iPad
 
Uma atraente versão do Vestax Typhoon, agora com o software Virtual DJ
 
A nova mesa digital DJM-900nexus da Pioneer
 
Workshop dedicado ao controlador Pioneer DDJ-T1 Traktor na ProDJ
 
+ Visitados
 
 
Roland lança novo gravador digital Boss Micro BR-80
 
Apple anuncia novos iMac com processadores Quad-Core e Thunderbolt I/O
 
Novo Martin Fixture Beam Analyzer para feixes de luz uniformes
 
D.A.S. Audio apresenta nova série Convert
 
Novos monitores KRK Rokit RP10-3 e subwoofers KRK 12sHO e 12s
 
 
 

 

  PRODUçãO AUDIO
   
  Edição Brasil

Edição Espanha

Edição América

 

 
 
 
Todos os direitos reservados. Produção Audio é uma marca registada pela Bolina Portugal, Lda.
Consulte as condições legais de utilização dos sites do Grupo Editorial Bolina.
Fale Conosco - Contact Us
 
GRUPO EDITORIAL BOLINA
PORTUGAL - Produção Profissional - Produção Áudio - Elektor - Channel Partner - Mundo Da Óptica - Dentistry - Instalação Profissional
ESPAÑA - Producción Profesional - Producción Audio - Mundo De La Optica - Instalación Profesional
AMÉRICA LATINA - Producción Profesional - AmericaProAudio
BRASIL - Produção Profissional - Produção Áudio - Elektor - Mundo Da Óptica - Nursing - Dentistry Brasil - Assine Bolina - Integração Profissional - Smart Energy - Gestão e Tecnologia Hospitalar



© 2010 Editorial Bolina