NOVO UTILIZADOR
EDITAR DADOS
RECUPERAR PASSWORD
 
 
 

Edição Nº115
 
 
Dezembro 2012
 
IMPRESSÕES: Steinberg Cubase 7 e Cubase Artist 7

REPORTAGEM: Neumann | Magnelusa

REPORTAGEM: Conferências Culturgest - Os Sons que estão a mudar Mundo

Edição Impressa
Histórico

Artigos Completos

 

 

 
Enviar este Artigo
KRK SYSTEMS
Correcção acústica de estúdios com o KRK ERGO
 
A marca norte-americana KRK Systems, conhecida como fabricante de monitores de estúdio e soluções de preço competitivo para estúdios de gravação acaba de apresentar ao mercado uma inovadora solução de análise e correcção acústica denominada ERGO (Enhanced Room Geometry Optimization).
 
10.05.2008
 

A KRK afirma que a solução ERGO é compatível com qualquer sistema de gravação e monitorização, sendo capaz de melhorar as condições de escuta e mistura ao corrigir problemas acústicos reais e únicos de cada local. A originalidade do sistema ERGO surge do facto de, para além de ser uma das primeiras soluções universais para responder a problemas de correcção acústica de estúdios utilizando um simples interface Firewire, custar menos de 700 euros, já com um microfone de calibração e servir ainda como controlador de volume para monitores, no dia a dia.
Segundo afirmam os responsáveis da KRK, com quem a Produção Áudio teve oportunidade de dialogar durante a Musikmesse 2008 em Frankfurt, a solução ERGO consegue oferecer assim uma solução completa para correcção de acústica de salas, a uma fracção do custo de intervenção de um consultor especializado.
O sistema ERGO consiste num dispositivo desktop que se liga a um computador Mac ou PC através de Firewire, sem depender da capacidade de processamento do CPU do mesmo, já que a análise e a correcção são integralmente processadas no próprio hardware da solução. Desta forma, até mesmo quando se utiliza um computador portátil para gravar ou editar áudio num quarto de hotel, poderemos tirar partido das capacidades de optimização do sistema ERGO para garantir que obtemos os melhores resultados dos monitores com que trabalhamos.
O dispositivo ERGO suporta até mesmo sistemas exclusivamente analógicos, uma vez que, depois de efectuada uma análise adequada da sala em computador e armazenados os parâmetros, este pode funcionar também como sistema permanente de correcção acústica e controlo de monitores. Para o fazer, este dispositivo hardware contém cerca de mil filtros de precisão para controlar o áudio, adaptando-o e corrigindo virtualmente a qualquer espaço, desde estúdios domésticos a estúdios profissionais.
A ideia do sistema ERGO surgiu directamente do desenvolvimento efectuado pela KRK ao tentar transformar os seus monitores de estúdio em dispositivos mais precisos, corrigindo directamente as “más” características de cada sala, o que facilitaria a escuta de referência em qualquer situação. Ao abordar o projecto, a equipa da KRK associou-se aos especialistas em acústica da Lyngdorf Audio e integrou o seu sistema patenteado de análise acústica 3D, “Room Perfect”, assim como os seus algoritmos de correcção, directamente sobre um equipamento simples e fácil de utilizar.
Além de aplicar a correcção acústica, o ERGO actua como comutador de monitores e controlo de volume master, ajudando por exemplo a criar uma solução realmente integrada de monitores full range com subwoofers. Além disso, o ERGO é também um interface áudio Firewire com quatro entradas e seis saídas, integrando-se com PC ou Mac e com qualquer software de áudio, com excelentes conversores DA e uma relação sinal ruído de 120dB. Além disso ainda existe uma entrada S/PDIF e uma saída de auscultadores, directamente dependente do potenciómetro de volume principal, totalmente analógico. Para fazer uma análise correcta da acústica dos espaços, o utilizador dispõe de um microfone de calibração adequado, incluído no pacote, sendo que é o próprio software ERGO que vai guiando o utilizador sobre as diferentes medições necessárias, solicitando-nos que coloquemos o microfone em diferentes posições, à medida que a aplicação gera os sinais de tom necessários. Através deste procedimento passo a passo, qualquer utilizador poderá compensar pelo menos alguns dos principais defeitos mais comuns das características acústicas das salas.
O sistema ERGO também se integra directamente com o Pro Tools ao permitir interligar um sinal digital em S/PDIF. Basta atribuir a saída S/PDIF no sistema Pro Tools como saídas Esquerda/Direita principais, interligar o ERGO com os restantes equipamentos de estúdio e seguir a rotina de calibração. Uma vez as calibrações efectuadas, estas podem ser memorizadas e o ERGO irá sempre efectuar o processamento de correcção necessário, sem qualquer influência sobre o sistema de áudio que usamos no computador. O sistema ERGO deverá estar disponível em Junho, na Europa e a Produção Áudio está já a preparar uma extensa análise a esta solução.
www.krksys.com
www.krksys.com/ergo/setup-integrate.php
www.distrimusica.pt

João Martins

ללא ספק, http://regina-design.com בירושלים הינה החלק


Compartilhe:
| Mais
   
  O dispositivo desktop ERGO e respectivo microfone de calibração
  O dispositivo desktop ERGO e respectivo microfone de calibração
   
 
+ Estúdio
 
 
Plug & Mix lança versão 3.0 do pacote V.I.P. Bundle com 14 novos plug-ins e suporte AAX
 
PreSonus StudioLive é parte integrante da música de Imogen Heap
 
Steinberg lança App Cubasis para iPad
 
Radial lança SixPack: uma nova rack para módulos 500 Series
 
Daking Comp 500, um compressor clássico de alta qualidade em formato série 500
 
TapeDeck 1.5: Excelente gravador áudio para Mac OS X
 
Monitores PMC são a arma secreta para 007
 
UA anuncia V6.4 de software e drivers para Windows 7 a 64-bit para todos os seus produtos
 
+ Visitados
 
 
Novo Holophone Super C, o microfone... diferente
 
Novidades Sound Devices e Zaxcom em apresentação dia 19 de Dezembro
 
Steinberg Cubase 7 e Cubase Artist 7 já disponíveis
 
Midas Pro1 em palco, nos monitores de Keziah Jones
 
Muitas mesas da DiGiCo no Stavanger Concert Hall, na Noruega
 
 
 

 

  Edições PRODUçãO AUDIO
   
  Edição em brasileiro

Edição em espanhol

 

 
 
 
Todos os direitos reservados. Produção Audio é uma marca registada pela Bolina Portugal, Lda.
Consulte as condições legais de utilização dos sites do Grupo Editorial Bolina.
Fale Conosco - Contact Us
 
GRUPO EDITORIAL BOLINA
PORTUGAL - Produção Profissional - Produção Áudio - Elektor - Channel Partner - Mundo Da Óptica - Dentistry - Instalação Profissional
ESPAÑA - Producción Profesional - Producción Audio - Mundo De La Optica - Instalación Profesional
AMÉRICA LATINA - Producción Profesional - AmericaProAudio
BRASIL - Produção Profissional - Produção Áudio - Elektor - Mundo Da Óptica - Nursing - Dentistry Brasil - Assine Bolina - Integração Profissional - Smart Energy - Gestão e Tecnologia Hospitalar



© 2010 Editorial Bolina