NOVO UTILIZADOR
EDITAR DADOS
RECUPERAR PASSWORD
 
 
 

Edição Nº96
 
 
Janeiro 2011
 
EVENTO - Sociedade Portuguesa de Acústica – Sessão de Electroacústica

Edição Impressa
Histórico

Artigos Completos

 

 

 
Enviar este Artigo
DIGICO
Nova SD7 da DiGiCo brilha na estrada
 
Com dezenas de unidades vendidas desde o início de 2008, a SD7 é a mais poderosa mesa digital da marca inglesa DiGiCo e é por isso natural que algumas das digressões mundiais, que agora começaram, tenham apostado no seu sofisticado sistema digital. Com a designação de KylieX2008, a princesa do pop, Kylie Minogue (agora apenas Kylie) está a bater todos os recordes da digressão de 2007, onde duas DiGiCo também haviam assegurado as posições de som de frente e monitores.
 
02.10.2008
 

O técnico de som, Chris Pyne, e o responsável pelos monitores, Rod Matheson, são ambos experientes utilizadores da DiGiCo D5. Mas desta vez, na posição de frente, está uma nova SD7. “Fui um dos primeiros técnicos a ver a SD7 e por isso fui convidado pela DiGiCo a demonstrar a consola no PLASA do ano passado”, conta Chris Pyne. “Quando me perguntaram se queria usar a SD7 nos concertos com a Kylie, claro que respondi logo que sim! Por isso recebemos uma das primeiras SD7s, que usámos nos ensaios de produção e ajudámos mesmo a melhorar alguns pormenores do sistema – a DiGiCo é uma empresa proactiva quando se trata de receber opiniões dos técnicos”.
A enorme complexidade dos espectáculos exigia ter 65 vias em som de frente e mudanças em cada tema, o que era um cenário perfeito para as capacidades de snapshot da SD7. Como explica o técnico, “todas as canções são diferentes – temos diferentes bombos e tarolas para cada tema e tudo o que se possa imaginar. Por isso não conseguia fazer esta digressão sem a capacidade de programação e as funções de snapshot da mesa, dado que precisava de mudar equalizações, auxiliares, estruturas de ganho, em cada tema. Desta forma, a minha vida tornou-se bastante mais fácil”.
“Mas também queria uma função que me permitisse criar anotações para mim próprio e tê-las visíveis num ou mais ecrãs. Respondendo ao pedido, a DiGiCo criou a função Snapshot Notes e agora, de cada vez que chamo um snapshot, o ecrã mostra-me as minhas notas para me lembrar de coisas que tenho que fazer”.
A digressão KylieX2008 usa um enorme sistema Meyer Sound com sistemas Milo / Mica e Martin Audio W8LM nos frontfills, sendo o áudio alimentado em AES/EBU, com todo o sistema em domínio digital, resultando numa qualidade de áudio superior. Dadas as capacidades de processamento da SD7, o processamento externo ficou reduzido a unidades XTA D2 para os canais dedicados à voz, onde são utilizados três microfones Sennheiser 5200, em versão exclusiva produzida pela marca para Kylie Minogue. A equipa de som está também a usar a SD7 com um sistema de gravação multipista para registar todos os concertos, servindo depois para os testes de som na data seguinte.
Sobre a mesa da DiGiCo que vem utilizando desde Fevereiro deste ano, Chris Pyne afirma que “já a deixámos cair, tem andado nos camiões, ficou coberta de pó e continua a ser muito, muito boa. É surpreendente que um produto tão recente consiga sobreviver a tudo o que lhe temos feito,” conclui com um sorriso.
O técnico também aproveita as capacidades de gravação e reprodução embebidas na mesa. “Normalmente, neste tipo de grandes produções não há tempo quando se fazem noites seguidas umas atrás das outras. Tivemos espectáculos na Europa, em que chegávamos ao local perto do meio-dia e não tínhamos tempo para fazer um sound check. Mas como gravo todas as noites da SD7 directamente para um gravador multipista 48K ADK, posso colocar essa gravação a passar através da mesa em playback como se tivesse a banda em palco. Não temos propriamente uma situação em que exista um orçamento apertado, podia ter escolhido o sistema que quisesse, mas para mim esta é uma mesa e um sistema que se tornaram num marco para as mesas digitais de touring”.
Continua na página seguinte.

Página 1 | 2


Compartilhe:
| Mais
   
  O técnico de som de frente, Chris Pyne com a sua nova DiGiCo SD7
  O técnico de som de frente, Chris Pyne com a sua nova DiGiCo SD7
   
 
+ Eventos
 
 
Balanço do NAMM 2011 confirma crescimento de visitantes, de expositores e volume de negócios
 
15 de Janeiro - Terceiro dia do NAMM 2011
 
14 de Janeiro - Segundo dia do NAMM 2011
 
13 de Janeiro - Primeiro dia no NAMM 2011
 
Workshop de Sampling e MIDI para Música na Restart
 
“Jazz trocado em miúdos” no Porto
 
“Rio Iluminado” na Passagem de Ano da Torre Vasco da Gama
 
Já é possível comprar entradas online para a Prolight+Sound 2011
 
+ Visitados
 
 
Nova mesa digital Behringer X32 anunciada no NAMM 2011
 
Mac App Store da Apple já abriu
 
Actualização 1.4 da aplicação Audio Kit para iPhone
 
iRig Mic, um microfone para iPhone e iPad da IK Multimedia
 
Nova mesa de gravação Xenyx UFX1604 da Behringer: USB e Firewire!
 
 
 

 

  PRODUçãO AUDIO
   
  Edição Brasil

Edição Espanha

Edição América

 

 
 
 
Todos os direitos reservados. Produção Audio é uma marca registada pela Bolina Portugal, Lda.
Consulte as condições legais de utilização dos sites do Grupo Editorial Bolina.
Fale Conosco - Contact Us
 
GRUPO EDITORIAL BOLINA
PORTUGAL - Produção Profissional - Produção Áudio - Elektor - Channel Partner - Mundo Da Óptica - Dentistry - Instalação Profissional
ESPAÑA - Producción Profesional - Producción Audio - Mundo De La Optica - Instalación Profesional
AMÉRICA LATINA - Producción Profesional - AmericaProAudio
BRASIL - Produção Profissional - Produção Áudio - Elektor - Mundo Da Óptica - Nursing - Dentistry Brasil - Assine Bolina - Integração Profissional - Smart Energy - Gestão e Tecnologia Hospitalar



© 2010 Editorial Bolina