NOVO UTILIZADOR
EDITAR DADOS
RECUPERAR PASSWORD
 
 
 

Edição nº88
 
 
Maio 2010
 
Prémios MIPA 2010

Edição Impressa
Histórico

Artigos Completos

 

 

 
Enviar este Artigo
ZOOM R16
Novo gravador, interface e controlador Zoom R16
 
O novo dispositivo R16 da Zoom é um sensacional gravador, interface de áudio digital e superfície de controlo que está a causar sensação no mercado ao introduzir um novo patamar de acessibilidade, quase que criando uma classe de produto inteiramente nova.
 
30.12.2009
 

A Zoom veio agitar o panorama da gravação digital com o primeiro gravador digital capaz de 16 pistas de reprodução e 8 de gravação simultâneas com base em económicos cartões de memória Secure Digital (SD). Numa altura em que toda a gente fala dos seus gravadores portáteis H2 e H4n e depois de já nos ter surpreendido com os gravadores multipista em disco rígido HD8 e HD16, surge agora este sistema R16 que nos surpreende por reinventar completamente o conceito de gravação portátil.
O novo Zoom R16 é, na verdade, um verdadeiro três-em-um, já que inclui três ferramentas de produção num único equipamento. É um gravador digital multipista, um interface áudio para ligação ao computador e uma superfície de controlo de software, proporcionando assim ao utilizador todas as ferramentas necessárias para criar gravações com qualidade de estúdio em qualquer lugar.
Esta maravilha compacta permite gravação PCM linear a 24-bit/48kHz, possui microfones de condensador estéreo integrados e permite gravar oito pistas em simultâneo directamente para cartões SDHC (até 32GB). Se isso não chegar, convém saber que pode ser usado em exteriores funcionando a pilhas, tem oito entradas de microfone, duas das quais com alimentação phantom, tem um gerador de efeitos integrados (mais de 100 efeitos) e funciona como uma superfície de controlo com emulação Mackie Control... Ah. E custa pouco mais de 400 euros!

Características
O Zoom R16 combina um conjunto notável de funcionalidades com um design excepcionalmente intuitivo. Para efeitos de gravação, a unidade suporta cartões de memória SD e SDHC até 32GB, o que permite, por exemplo, gravar mais de 100 horas em modo estéreo contínuo, ou dezenas de horas em 8 pistas, em formato WAV 44.1kHz, 16/24bit. A flexibilidade da gravação em cartões SD não só torna o R16 um sistema leve e portátil como também assegura uma maior fiabilidade, sem a preocupação adicional de possíveis avarias nos discos rígidos. Podemos mesmo ter cartões SD dedicados a cada sessão e podemos fazer o backup das nossas gravações numa qualquer memória USB.
Com a capacidade de gravar até oito pistas em simultâneo, é fácil capturar uma banda ao vivo, ou mesmo uma bateria completa. O R16 vem equipado ainda com microfones de condensador estéreo embutidos (os mesmos microfones que encontramos no H4, um de cada lado) para gravar em qualquer ambiente e momento, num muito conveniente “sketch-pad” para capturar ideias e ensaios de forma fácil e rápida. As entradas possuem uma combinação de conectores XLR e jack ¼, com uma entrada de alta impedância Hi-Z para ligação directa de guitarras ou baixos.
Quando gravamos instrumentos, o R16 oferece um afinador integrado para garantir que todos os instrumentos são gravados correctamente e até mesmo mesmo para verificar a afinação das vozes. Durante a gravação, a função de metrónomo oferece-nos sempre uma “click track” de referência, por exemplo para o baterista, sem necessidade de ocupar uma pista. Este som do metrónomo pode ser enviado para as saídas de auscultadores, permitindo por exemplo que um músico grave uma nova pista sincronizada com outras pistas já gravadas. Durante uma sessão podemos estabelecer até 100 pontos de marcação para acesso directo a partes específicas, dispondo ainda de funções de repetição A-B e auto punch-in/out, para que o guitarrista possa praticar um solo as vezes que quiser.
Para além do adaptador de corrente, o R16 pode mesmo funcionar alimentado com seis pilhas AA, o que lhe permite funcionar literalmente em qualquer lado, mesmo numa deslocação.
O funcionamento de interface baseado em USB 2.0 significa que podemos controlar as funções do nosso programa de gravação e edição de áudio favorito em Mac ou PC através do R16, para mais fácil mistura e controlo (o R16 vem com o Steinberg Cubase LE 4 para Mac ou PC, já incluído). Com oito entradas e duas saídas balanceadas (8 x 2), podemos mesmo gravar em alta-definição (24-bit/96kHz). Se gravarmos na mesma frequência de amostragem de 44.1 kHz interna ao Zoom R16, podemos ainda usar qualquer um dos mais de 100 efeitos DSP incorporados ou usar os efeitos de masterização com qualidade profissional para obter o som com qualidade de estúdio que desejamos, enquanto editamos as pistas no computador. Podemos até ligar dois R16 via USB para trabalharem em conjunto e de forma sincronizada, duplicando assim o número máximo de pistas de gravação para 16 e 32 em reprodução.

Uma superfície de controlo!
Os computadores são uma poderosíssima ferramenta de produção musical, mas a sua utilização não é tão intuitiva como poderia ser (e como é um sistema de gravação autónomo como o R16). A mistura, sobretudo, pode tornar-se extremamente complicada se só tivermos o rato e o teclado do computador. E a mistura é o que faz a música viver. Por isso, quando estivermos na fase da mistura, o R16 pode tornar-se um auxiliar poderoso. Através do conector USB, ele pode controlar as funcionalidades do software através dos seus potenciómetros, faders e teclas de transporte, oferecendo-nos uma mesa de mistura física para a mistura virtual das pistas em computador e com os indicadores de volume LED a guiar-nos de forma fiável sobre os resultados. Em modo Mackie Control, o R16 é capaz de controlar todas as aplicações mais populares, tal como o Cubase, Logic ou Sonar, por exemplo.
Muito importante, neste tipo de operações é a capacidade de exportar as pistas gravadas internamente nos cartões do R16, directamente para o computador, assim como o facto de podermos fazer a mistura final, tanto das pistas internas do R16, como das pistas do software, directamente para a pista master dedicada do gravador, sem necessidade de ter um outro gravador master separado. É mesmo possível sequenciar diferentes projectos na ordem que pretendemos, criando playlists da ordem que queremos que surja no master final, por exemplo para um CD.
A elegância deste Zoom R16 é de facto uma inspiração para combinar com qualquer computador portátil, sabendo nós que em qualquer momento podemos gravar directamente para um cartão de memória e logo a seguir transferir o ficheiro e editar o resultado. Quando chegamos ao hotel ou a casa, ligamos o R16 e o computador aos monitores de estúdio e podemos misturar uma sessão com toda a conveniência do hardware e do software.
Por 420 euros PVP não existe nada parecido no mercado.
www.samsontech.com
Distribuidor: Adagio S.A. - www.adagio.es
Tel: +351 918 688 866

João Martins


Compartilhe:
| Mais
   
  O Zoom R16 - Por este preço, não existe nada parecido no mercado.
  O Zoom R16 - Por este preço, não existe nada parecido no mercado.
   
 
+ Estúdio
 
 
Novo Roland CD-2i, um gravador de CD e cartões SD portátil
 
A gama renovada de monitores ADAM AX Series
 
Importantes actualizações a todo o software da Propellerhead
 
Nova consola Audient ASP2802 com tecnologia Dual Layer
 
O versátil estúdio portátil V-Studio 100 Cakewalk by Roland
 
Nova série TouchMonitor da RTW
 
Vicoustic Vari Bass, uma solução inovadora para o controlo de graves
 
Monitores nearfield de referência activos PMC AML2
 
+ Visitados
 
 
GLP Volkslicht: um projector LED para o povo
 
Steinberg anuncia Nuendo 5, disponível na primeira semana de Junho 2010
 
Nova mesa digital PreSonus StudioLive 24.4.2 já disponível
 
Vestax/EV Tour 2010 arranca em Maio
 
Neutrik afirma que os cabos são dispensáveis
 
 
 

 

  PRODUçãO AUDIO
   
  Edição Brasil

Edição Espanha

Edição América

 

 
 
 
Todos os direitos reservados. Produção Audio é uma marca registada pela Bolina Portugal, Lda.
Consulte as condições legais de utilização dos sites do Grupo Editorial Bolina. Contactos: Editorial - Webmaster - Publicidade
 
GRUPO EDITORIAL BOLINA
PORTUGAL - Produção Profissional - Produção Áudio - Elektor - Channel-Partner - Mundo Da Óptica - Dentistry - Instalação Profissional
ESPAÑA - Producción Profesional - Producción Audio - Mundo De La Optica - Instalación Profesional
AMÉRICA LATINA - Producción Profesional - AmericaProAudio
BRASIL - Produção Profissional - Produção Áudio - Elektor - Mundo Da Óptica - Nursing - Dentistry Brasil - Assine Bolina - Integração Profissional



© 2010 Editorial Bolina