NOVO UTILIZADOR
EDITAR DADOS
RECUPERAR PASSWORD
 
 
 

Edição Nº106
 
 
Dezembro 2011
 
REPORTAGEM: KISS 2011 – Casa da Música, Porto

REPORTAGEM: Adamson Projecto Energia

ANÁLISE: SSL Duende Native Essentials

Edição Impressa
Histórico

Artigos Completos

 

 

 
 
Edições
 
 
Janeiro 2008
Edição 60 Edição 60
JANEIRO 2008

REPORTAGEM
Xutos & Pontapés
Circo de som; feras de luz
Tudo sobre os espectáculos do Campo Pequeno

ANÁLISE
Apple Logic Studio
A nova caixa que contém o Logic 8 em detalhe

ANÁLISE
Digidesign Structure
O novo sampler em detalhe

ANÁLISE
Native Instruments Kontakt 3
A versão surpresa do líder neste segmento

DICAS
O estúdio surround
Introdução às práticas de estúdio para produção multicanal
 
Fevereiro 2008
Edição 61 Edição 61
FEVEREIRO 2008

5º Aniversário da Produção Áudio

REPORTAGEM
NAMM 2008
A primeira parte da reportagem total

REPORTAGEM
Merging Technologies
Pyramix 6

ANÁLISE
Propelerhead Reason 4

IMPRESSÕES
Lab.Gruppen PLM 10000Q
Amplificação digital com magia Dolby Lake
 
Março 2008
Edição 62 Edição 62
MARÇO 2008

REPORTAGEM
NAMM SHOW 2008 - II parte
Todos os destaques em novidades de software, interfaces, PA e gravadores portáteis

Análise
Steinberg Nuendo 4
O regresso esperado da aplicação de topo da Steinberg demonstra-nos ser uma pós-produção cuidada

Análise
Digidesign Mbox 2 Micro
Uma solução irresistível e acessível para se ter o Pro Tools num computador portátil

DICAS
O estúdio surround
O que temos que saber sobre o canal de subgraves ou LFE
 
Abril 2008
Edição 63 Edição 63
ABRIL 2008

REPORTAGEM
Carta Branca à APB-DynaSonics
No CCB com Jorge Palma

REPORTAGEM
Martin W8LC entregue a Sons da Vicentina
A aposta dos Anjos

REPORTAGEM
Frankfurt Musikmesse e Proligh+Sound 2008
Fortes impressões do maior certame internacional da indústria

ANÁLISE
Auscultadores Ultrasone PRO750 / PRO2500
Escuta de qualidade
 
Maio 2008
Edição 64 Edição 64
MAIO 2008

REPORTAGEM
EP Produções
Um estúdio para o mercado global

ANÁLISE
Cakewalk Sonar V7 Producer
Instalar e andar

REPORTAGEM
Tim a solo com a Kling & Freitag
Antes da digressão de Tim, a Produção Áudio foi conhecer o equipamento que irá sonorizar os novos espectáculos

REPORTAGEM
Solercine U23D com Master Audio
Uma experiência com o Line Array MA206 numa sala de cinema
 
Junho 2008
Edição 65 Edição 65
JUNHO 2008

REPORTAGEM
GNR+GNR no Pavilhão Atlântico
Luz e Som ao rubro
O concerto mais inesperado para muitos, finalmente aconteceu. O Grupo Novo Rock juntou-se à banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e subiu ao palco do Pavilhão Atlântico para revisitar velhos temas e experimentar novas sonoridades.

REPORTAGEM
Jean Michel Jarre no Coliseu do Porto
Oxigénio em 2008

IMPRESSÕES
Gravadores digitais multipista
O novo Nagra VI e o novo Sound Devices 788T

REPORTAGEM
Audium - Formação Digico D1 e D5 versão V4
Início de um novo ciclo
Nos dias 7 a 10 de Abril a Audium promoveu em Castelo de Bode uma acção de formação na utilização das mesas DiGiCo D1 e D5. No ambiente bucólico e descontraído deste evento tivemos a oportunidade de conversar com Nuno de Sousa sobre a reestruturação da Audium para enfrentar os presentes desafios e novamente subir a fasquia, depois dos seus quase 30 anos de experiência.

ILUMINAÇÃO E CENOGRAFIA
Festival Eurovisão da Canção 2008
Surpresas em directo de Belgrado
 
Julho 2008
Edição 66 Edição 66
JULHO 2008

REPORTAGEM
Nos bastidores do Rock in Rio Lisboa 08
O sucesso do Parque da Música

Depois de duas edições em que o conceito foi sendo aperfeiçoado, o Rock in Rio Lisboa parece ter encontrado a fórmula certa, em termos do conceito familiar de “Parque da Música”. Melhores infra-estruturas, equipas e empresas bem entrosadas, organização impecável e sobretudo... mais público. Com esta terceira edição, o Rock in Rio Lisboa conseguiu tornar-se numa instituição, fazendo sentido a ambição de vir a dar origem, futuramente, a uma Cidade do Rock de carácter permanente.
A Produção Áudio acompanhou os bastidores desta edição e dá a conhecer os pormenores do novo desenho de sistema de som no Palco Mundo, em que o sistema line array da JBL era dividido em duas misturas independentes; a operação de som para broadcast contando com um significativo parque de soluções Digidesign Icon, Venue e Pro Tools|HD; o som do palco Sunset, onde a portuguesa Norton levou mais longe a sua parceria com a empresa Gabisom e estreou uma nova solução de line array; e muitos outros detalhes desta impressionante operação.

ANÁLISE
Auscultadores AKG Série MK II
A Produção Áudio dá a conhecer melhor os novos modelos de auscultadores AKG, baseados na conhecida série K Studio, actualmente um padrão em muitos estúdios. Entre as novas versões lançadas estão os equipamentos profissionais de estúdio, os K141 MK II, K240 MK II, K171 MK II e K271 MK II, assim como os novos K77 e K99 em situação de utilização semi-profissional. A marca austríaca lançou ainda os IP2, um modelo in-ear e, dos modelos referidos anteriormente, testámos extensivamente os K141 MK II e os K271 MK II.

IMPRESSÕES
Sonnox Plug-ins
Uma pequena grande história
A história da Sonnox e o passado da Sony Oxford e o seu mais recente processador, o Sonnox SuprEsser.

ILUMINAÇÃO E CENOGRAFIA
Barco e High-End Systems
Sensação na indústria de entretenimento
 
Agosto 2008
Edição 67 Edição 67
AGOSTO 2008

IMPRESSÕES
Studer Vista 5SR: Vista para o futuro

As mesas digitais da Studer – marca agora integrada no grupo Harman Pro – voltaram a ser utilizadas nas grandes produções e a disputar o mercado topo de gama, desde o lançamento da renovada série Vista. Depois do sucesso da Vista 5 no mercado de televisão, recentemente a marca lançou um modelo especial para o mercado de touring, adequadamente identificado como SR (de Sound Reinforcement). Duas destas mesas estiveram recentemente em acção em Portugal, permitindo-nos conhecer a opinião dos técnicos que as utilizaram. Uma na posição de som de frente e outra, especialmente configurada para posição de monitores, durante um espectáculo de variedades que se realizou no Campo Pequeno.
Neste artigo, a Produção Áudio dá uma perspectiva completa destas mesas digitais, analisa as suas origens e perspectiva o seu potencial de aplicações.


ANÁLISE
Magix Samplitude 10 Pro
Provavelmente... o melhor

A Magix continua com uma cadência de desenvolvimento impressionante. Cerca de um ano depois do lançamento da versão 9 do Samplitude/Sequoia, surgiu-nos a versão 10. Entretanto, e como demorámos alguns meses a fazer a análise do programa, eis que já estamos na versão 10.1. Este programa continua a evoluir muito bem, e está a tornar-se uma referência no campo da edição e gravação de áudio digital multipista.


REPORTAGEM
Produtoras Nacionais: Três empresas, três projectos

Com o Verão, além das promessas de calor regressam em força os festivais, os grandes concertos, e os espectáculos ao vivo, um pouco por todo o país. É precisamente nesta altura que o trabalho das produtoras de eventos aumenta e se torna mais visível para o público. A Produção Áudio foi conhecer melhor os meandros da produção nacional e escolheu como guias as empresas Everything is New, Música no Coração e Ritmos e Blues. Três exemplos do que se faz de melhor no país e que representam, seguramente, a maioria dos espectáculos em Portugal.

ILUMINAÇÃO E CENOGRAFIA
Celine Dion: Digressão mundial “Taking Chances”

Celine Dion decidiu embarcar numa digressão mundial que se iniciou a 14 de Fevereiro na África do Sul e irá correr os cinco continentes com mais de 100 espectáculos, sempre com um rider técnico permanente onde são claras as apostas em equipamento técnico da mais alta qualidade.
 
Setembro 2008
Edição 68 Edição 68
SETEMBRO 2008

ILUMINAÇÃO E CENOGRAFIA
O mundo de olhos postos em Pequim

Com o slogan “One World, One Dream” todas as nações no mundo foram convidadas a participar nos Jogos Olímpicos de Verão 2008 na China. Momentos altos de qualquer uma das edições das Olimpíadas, as cerimónias de abertura e encerramento têm sido encaradas pelos países organizadores como uma oportunidade ímpar para deixar uma imagem preservada na memória colectiva. Nesta que foi a XXIX edição dos Jogos Olímpicos, foram preparados dois monumentais espectáculos multimédia no Estádio Olímpico de Pequim, baptizado como o “Ninho de Pássaro”, com capacidade para 91.000 espectadores. A organização recebeu os mais rasgados elogios pela produção monumental de 8 e 24 de Agosto, a que assistiram pela televisão um número recorde de espectadores de todo o mundo, desde logo com uma audiência total de 850 milhões na própria China.


ANÁLISE
XT Software - Energy XT2
Um pequeno grande programa

Os fabricantes de hardware de gravação áudio sentem cada vez mais a necessidade de associarem software como forma de complementar e de valorizarem as suas soluções propostas. Agora, foi a vez da Behringer se associar à XT Software, uma empresa norueguesa que já há muito que merecia ser mais conhecida. Razão por isso para irmos avaliar o seu programa Energy XT que a Behringer passou a integrar com os seus interfaces áudio USB.


IMPRESSÕES
Controladores Euphonix Artist Series
Melhor Controlo da Mistura

A nova superfície de controlo Euphonix Artist Series, com um configuração modular constituída pelas soluções MC Control e superfície de faders MC Mix é a mais atraente e arrojada solução para estúdios pessoais e régies de produção actualmente presente no mercado.


REPORTAGEM
40 Anos de QSC
Quatro décadas de paixão pelo som

Neste ano de 2008 existem muitos fabricantes norte-americanos que assinalam o seu quadragésimo aniversário. Não é por acaso. Em 1968, os Estados Unidos e sobretudo a Califórnia viviam uma época de revolução na música e na cultura. Um ambiente propício ao nascimento de muitas marcas de instrumentos musicais e áudio profissional. Entre essas marcas está a QSC, cujo trajecto recordamos neste artigo, incluindo uma entrevista com o seu fundador Pat Quilter, onde perspectivamos o presente e o futuro da sua empresa.
 
Outubro 2008
Edição 69 Edição 69
OUTUBRO 2008

IMPRESSÕES
Midas Pro6 Live Audio System
A Midas digital para todos

Existem certos produtos para os quais, tanto os seus criadores como os especialistas na matéria, se atrevem a perspectivar um grande êxito comercial antes do seu lançamento no mercado. É o que se passa com a nova consola Midas Pro6. Trata-se de um sistema digital modular para mistura de som ao vivo que herda a tecnologia da XL8, mas com um formato muito mais acessível e compacto. Uma consola aspirante a ser um “best-seller” que, antes mesmo do seu lançamento oficial no PLASA 08, a Produção Áudio foi convidada a conhecer numa apresentação em Coventry, Reino Unido.

ANÁLISE
KRK Exposé E8B
O segredo da marca amarela

Numa altura em que a marca norte-americana KRK Systems voltou a estar no centro da atenção de todos os estúdios domésticos e de projecto com a sua nova gama de monitores de estúdio nearfield Rokit e anterior série VXT (estes já analisados na Produção Áudio), a marca enviou-nos para teste os seus Exposé E8B. São maiores, mais potentes, mais caros, e direccionados para um mercado de topo. Tendo ficado bem impressionados com os VXT, fomos ouvir estes E8B para saber se eram também melhores.

IMPRESSÕES
Sennheiser MKH 8000 Series
Uma série para captação séria

A Sennheiser anunciou no início de Setembro a disponibilidade da sua nova série modular MKH 8000 com três cabeças de captação intercambiáveis e possibilidade de conversão digital directa na fonte. Fomos conhecer melhor estas soluções num segmento actualmente disputado pelos melhores fabricantes.

REPORTAGEM
PLASA 08
Uma nova economia na indústria

O certame PLASA 08 que se realizou em Londres de 7 a 10 de Setembro foi um encontro tranquilo mas motivante para quem o visitou. Num evento que voltou a reforçar a sua componente doméstica, fortemente ligada à indústria de espectáculo britânica, o PLASA 08 proporcionou aos visitantes um vislumbre antecipado do que será o ano de 2009 num sector que se encontra em forte crescimento apesar de algumas incertezas. Algo inesperado pela quantidade de novidades tecnológicas que foi possível encontrar em estreia, mas sobretudo permitindo traçar um horizonte diferente para a evolução dos eventos, espectáculos e instalações.
 
Novembro 2008
Edição 70 Edição 70
NOVEMBRO 2008


ANÁLISE
Sony PCM D-50
Gravação estéreo excepcional

A Produção Áudio testou o gravador portátil Sony PCM-D50, que herda muito do anterior PCM-D1, mas que custa somente uma fracção do seu preço. Com muito bons resultados, achámos o PCM-D50 um equipamento de grande utilidade, que de uma forma ou outra todos os profissionais do áudio podem utilizar.


REPORTAGEM
Música ao vivo na Internet

“365 dias de música ao vivo” é assim que se apresenta um dos mais recentes projectos no domínio da música. Disponível em Portugal desde Fevereiro deste ano, a Central Musical nasceu em Espanha e promete alargar-se a vários pontos do mundo. A Produção Áudio falou com Domingos Guimarães e Sérgio Gonçalves (dois dos sócios da empresa) para conhecer os detalhes desta plataforma pioneira. Se realmente a sorte protege os audazes, o sucesso desta iniciativa está garantido: ambição é o que não falta na Central Musical.

IMPRESSÕES
Tascam SD-01U Surround Decoder
Descodificar profissionalmente

Ouvir um trabalho formatado em multicanal/surround em ambiente profissional tornou-se mais simples. A Tascam lançou um novo descodificador surround num equipamento apropriado para instalações em bastidor com múltiplas possibilidades de aplicação. Quisemos saber se finalmente vamos poder ter em estúdio as mesmas capacidades que já temos em casa...


ANÁLISE
AKG C-214
A metade do todo

A AKG colocou no mercado uma versão “diminuída” do clássico C-414, chamada C-214. Fomos testar o novo modelo para perceber onde é que estava a diferença… e descobrimos que se trata de um microfone que vale bem mais do que a metade do clássico original.


REPORTAGEM
125ª AES São Francisco
As ligações de uma família feliz

A comunidade áudio profissional voltou a reunir-se em São Francisco para a 125ª convenção internacional da AES, demonstrando que, em tempos de incerteza económica - que está a afectar de forma particularmente violenta o mercado norte-americano - não há nada melhor do que nos concentrarmos nas novas tecnologias e na criatividade que esta nos inspira. Esta convenção voltou a ser uma lufada de ar fresco, sobretudo para o sector de estúdio e para os músicos profissionais, com grandes novidades de alguns fabricantes que escolheram a convenção para nos dar boas notícias.
 
Dezembro 2008
DEZEMBRO 2008 DEZEMBRO 2008
REPORTAGEM
Meyer Sound Constellation
Acústica virtual em Gijón

O Teatro da Universidad Laboral de Gijón foi o primeiro espaço de espectáculos na Europa a receber o sofisticado sistema de acústica virtual Meyer Sound Constellation. Não apenas o público pode agora desfrutar de tempos de reverberação adequados para qualquer tipo de música, inclusivamente clássica, como também os músicos podem sentir os efeitos benéficos de uma acústica adequada em palco, melhorando a sua percepção e conforto, o que resulta em melhor qualidade de interpretação. Estes resultados são obtidos com total naturalidade, com um sistema invisível aos olhos e aos ouvidos.

REPORTAGEM
Música Viva 2008
Da música, tecnologia e outras coisas vivas

Juntando a electrónica ao mundo clássico, o Festival Música Viva 2008 evoluiu ao longo dos anos, e está agora muito mais versátil do que nos primeiros anos, em que era apenas um Festival dedicado à musical electrónica de vanguarda. Uma evolução que o tornam num dos eventos mais importantes no calendário de espectáculos nacional. A Produção Áudio acompanhou alguns dos espectáculos da edição de 2008 e falou com Miguel Azguime, compositor, fundador e director do evento.

ANÁLISE
Westone UM2 In-Ear Professional Monitors
Ouvir a diferença

Uma monitorização pessoal, com características profissionais topo de gama, a preços acessíveis, é a actual proposta da marca americana Westone com os seus IEM UM2. Fomos ouvir estes In Ear Monitors para testar uma das melhores soluções existentes actualmente, desenvolvidos por uma empresa que se dedica apenas a soluções de audiologia e protecção de audição.

REPORTAGEM
Estúdios Índigo - Um dia na Índigo

Depois de 12 anos a produzir som, a Índigo continua a fazer ‘barulho’ no mercado nacional e está empenhada em reforçar a sua posição expandindo-se para a área da música. A Produção Áudio passou um dia na produtora e pôde comprovar o seu alucinante ritmo de trabalho. Na batalha constante contra o tempo, para a jovem equipa cada projecto é uma paixão de responsabilidade partilhada e prazer dividido.

EVENTO
Workshop Sanken na Cinesonics/Filmebase
Encontro à volta do som

A Filmebase e a Cinesonics completaram a mudança para as suas novas instalações em Loures, bem perto de outras empresas de locação de equipamentos de imagem e iluminação e dos principais estúdios de produção. Aproveitando para dar a conhecer estas instalações, decorreu uma apresentação dos microfones da Sanken, que contou com a presença em Portugal de Minoru Kobayashi, director geral da marca japonesa.


REPORTAGEM
Jands Vista Open Day
Melhor perspectiva em Vista

A Garrett Audiovisuais promoveu nas suas instalações um encontro com os técnicos de iluminação nacionais, com o objectivo de dar a conhecer melhor as potencialidades dos sistemas de controlo de iluminação Jands Vista. O showroom da empresa esteve sempre cheio nesta workshop que contou com a presença de Neil Vann, Technical Product Manager da AC Lighting, a empresa inglesa que dá suporte à marca Jands na Europa.
 
Ano   2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 
 

 

  Edições PRODUçãO AUDIO
   
  Edição em brasileiro

Edição em espanhol

 

 
 
 
Todos os direitos reservados. Produção Audio é uma marca registada pela Bolina Portugal, Lda.
Consulte as condições legais de utilização dos sites do Grupo Editorial Bolina.
Fale Conosco - Contact Us
 
GRUPO EDITORIAL BOLINA
PORTUGAL - Produção Profissional - Produção Áudio - Elektor - Channel Partner - Mundo Da Óptica - Dentistry - Instalação Profissional
ESPAÑA - Producción Profesional - Producción Audio - Mundo De La Optica - Instalación Profesional
AMÉRICA LATINA - Producción Profesional - AmericaProAudio
BRASIL - Produção Profissional - Produção Áudio - Elektor - Mundo Da Óptica - Nursing - Dentistry Brasil - Assine Bolina - Integração Profissional - Smart Energy - Gestão e Tecnologia Hospitalar



© 2010 Editorial Bolina